Eventos esportivos exigem grande preparação
|Os eventos esportivos maravilham as pessoas, desde os mais modestos e regionais, até os eventos mundiais, que chamam a atenção de milhões – e até bilhões – de pessoas. O espectador, ou até o público presente, vê apenas o que acontece no “palco”, mas pode ficar impressionado com a verdadeira batalha que é organizar esse evento.
A verdade é que não há apenas uma forma de organizar um evento esportivo, porque há inúmeras variáveis. Qual é o local? Ele é aberto ou fechado? Depende do tempo? Terá público presente? Serão vendidos ingressos? O local escolhido está bem cuidado, tem horário disponível e todas as licenças para operar? Como os atletas chegarão ao evento? Eles precisarão de hospedagem?
Essas são apenas algumas perguntas, sendo que existem muitas mais. A logística a ser enfrentada é enorme, e pode exigir a contratação de profissionais e a colaboração de trabalhadores indiretos, como empresas de alimentação, bebidas, segurança, limpeza, etc.
O futebol é um desafio
Por acontecer a todo momento, parece até que um jogo de futebol envolve um gramado, dois times, um árbitro e acabou. Não é assim, tanto que existem profissionais dedicados apenas a cuidar da parte da realização de um jogo. Para citar um exemplo do futebol brasileiro profissional, é necessária a liberação do Corpo de Bombeiros, presença de policiais, e de uma ambulância no gramado.
O conforto do público é um grande fator de importância, e o oferecimento de opções de alimentação e bebidas se tornou algo básico. Mas além dos espectadores, os colaboradores, atletas e equipes técnicas também merecem atenção e uma logística própria. Ou seja, estamos falando de um processo realmente complexo e com muitos fatores envolvidos.